REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 152

Revista Appai Educar A leitura na formação dos adolescentes: um desafio coletivo A formação e proficiência de leitores no Brasil há muito é um caminho de muitas letras. Sobretudo numa era em que as crianças já nascem inseridas no contexto digital, distante dos livros físicos, mas paradoxalmente tendo que fazer uso, em sua maioria, dos clássicos e cânones ofertados pelas bibliotecas escolares. Por si, só essa questão já seria uma grande equação a ser resolvida pelas políticas públicas e comunidade escolar. Entretanto, essenãoparece ser o maior dos entravesparaalgunsdocentes. AprofessoraMárciaReginaQuintiliano, que lecionapara turmasdo fundamental II, alerta sobreopapel decisivo daescolano incentivoàprática leitora. “Competeàescolaoferecer subsídiosde incentivoà leitura, apresentaçãode resenhasdigitais, vídeos comentrevistas comnovos autores, Tablet, notebooks cominternet”, a fim, deque, segundo ela, nãoaumentemoempobrecimento devocabulário, a faltadeexpressãoverbal eaproduçãodaescrita. No Brasil, mesmo emmeio a umcenário de proficiência leitora bastante longe do esperado pela sociedade, os professores parecemnão ter dúvida quanto ao papel da escola na formação desses leitores. “Cabe a ela o papel de fomentar o gosto pela leitura, por meio da apresentação de livros de variados gêneros, que abordem temas importantes, tais como o preconceito, a educação antirracista, o bullying. Na escola, o alunado deve aprender que a leitura é ummomento de reflexão, de observação, de prazer, de liberdade, de criatividade. Assim, o gosto pelo livro será exitoso, e a sociedade terá ummaior número de leitores”, afirma a professora Fernanda Lessa, redatora do Ensino Fundamental – Anos Finais (Linguagens) da Matriz Curricular da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/SME.

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