REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 149

Revista Appai Educar Por que é importante para o professor se importar com o nível de ansiedade de seus alunos? De acordo com a especialista, é importante que o professor esteja atento à criança quando alguns desses sintomas são reconhecidos. A pessoa acometida pelo transtorno de ansiedade pouco se identifica com as questões da aprendizagem. O temor eminente nesse momento torna-se mais real e inviabiliza na criança a possibilidade de interação, seja no âmbito acadêmico ou no social. Além disso, Cristiane explica que a ansiedade interfere na aprendizagem. “O indivíduo relega para segundo plano a possibilidade de interagir. A angústia de forma sintomática o acomete. E no quadro que se apresenta dificilmente a criança estaria disponível para a aprendizagem”, explica. Normalmente, pais e professores tendem a fazer ajustes quando lidam com crianças ansiosas. Mas, ao contrário do que diz o senso comum, isso não é bom. A psicopedagoga explica que o adulto, de certa forma, pensa de maneira prática para a resolução de problemas. Tem a capacidade cognitiva de prever ou antecipar resultados. Muitas das vezes, por tentativa ou ansiedade para resolver as situações, tenta induzir a criança, o que não basta para que o problema seja solucionado. Cristiane pontua ainda que, quando está emumquadro sintomático, é porque algo não está indo beme ela precisa de um tempo para a resolução de problemas. “Nem sempre o transtorno de ansiedade está relacionado a uma situação específica, podendo tambémestar associado a uma repulsa da criança a determinadas convenções sociais que são da esfera do pensar do adulto. Portanto, a resolução de problemas não deve estar relacionada a ajustes, mas, sim, à demanda do sujeito. Nesses casos, a ajuda de umespecialista é de fundamental importância”, garante.

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