REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 149

Revista Appai Educar Como a escola ou o professor podem identificar umaluno ansioso? Amestre emPsicanálise e especialista emNeurociência explica que as reações, por se trataremde indivíduos, podem ser diversas. Namaioria das vezes caracterizadas por ummedo específico fora de proporção em relação a um risco eminente, que por sua vez é representado por fobias. “Estas se apresentam, por exemplo, como medo exacerbado de animais, do ambiente ou de ferimentos. Podemaparecer tambémpor mutismo seletivo, que seria umcomportamento de esquiva, de afastamento do grupo. Além dessas questões abordadas, ainda é comumna escola o transtorno de ansiedade de separação, onde a criança se recusa a se desligar das figuras parentais, comproblemas para entrar nas dependências ou na sala de aula”, pontua. Cristiane ressalta ainda que esses são sintomas que devem ser avaliados pela equipe pedagógica. A família deve ser informada para que possa buscar uma ajuda especializada. Em se tratando de criança, é importante que se procure o auxílio do pediatra que a acompanha para uma indicação específica.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=