REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 147

Revista Appai Educar Como a escola pode enfrentar esse problema? No cenário de estímulo à adultização infantil é muito comum a criança apresentar baixa autoestima, pois nem todos os amigos da escola estão no mesmo processo. A psicopedagoga explica que esse sentimento vem por ela não se adaptar à realidade infantil devido às exigências ofertadas pelo mundo adulto, com o qual a criança ainda não tem reservas emocionais para lidar. “Frustra- -se com facilidade diante de qualquer insucesso, seja por notas ou mesmo por interação social da qual ela ‘não faz parte’, por estar projetada em sua vivência a realidade adulta”, afirma Cristiane. Para a especialista, é fundamental que as escolas fortaleçam diante das famílias as etapas do desenvolvimento infantil para a formação cognitiva, psicológica e da personalidade. As fases evolutivas desse crescimento constituem experiências e vivências para elaborações emocionais que a criança utilizará na entrada da adolescência e para estabilização no mundo adulto. “Ao não vivenciá-las podem ocorrer as crises de identidade e, por conseguinte, alto grau de estresse e depressão. Insatisfação constante com uma vida que ela não construiu”, ressalta.

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