REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 147

Revista Appai Educar Educação para as mídias Por ser um portal da hipervalorização da aparência e do consumismo exacerbado, a mídia abre fendas para que a garotada tenha cada vez mais comportamentos adultos. É o que mostra a pesquisa Crianças Digitais, em que 49% dos brasileiros dessa faixa etária usaram um dispositivo eletrônico pela primeira vez antes dos seis anos de idade e 72% ganharam seu primeiro celular antes de completar 10 anos. Para o professor Gonçalves, a escola pode contribuir para desacelerar esse processo de maciça dependência digital, através do ensino de conteúdos voltados à educação para as mídias, como forma de possibilitar a análise crítica das informações que circulam nas redes. “Aulas sobre consumo na internet, fake news, desinformação e propaganda, por exemplo, levam os estudantes a entender como se dá a produção de mensagens no jornalismo, na publicidade, no marketing e nas estratégias de relacionamento e engajamento nas mídias sociais”, assegura Gonçalves, lembrando que os professores são mediadores dessa articulação e podem influenciar posturas críticas diante da informação que adultiza a criança. “Aulas que ensinam como analisar as mensagens de mídia devem despertar nos jovens o entendimento do que a informação quer dela. É uma excelente oportunidade para a formação de cidadãos que tenham um olhar mais agudo e consciente”, conclui. Fontes: Cristiane Guedes é mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade, Psicopedagoga, Especialista em Neurociência e Psicanálise Clínica | Jéssica Cardoso é profissional de Recursos Humanos com formação em Psicologia | Luana Soares de Souza é coordenadora da Educação Infantil | Marcio Gonçalves é professor especialista emmídias digitais e em educação midiática | Yeda Herculano é psicóloga Clínica.

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