REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 147

Revista Appai Educar A psicóloga clínica Yeda Herculano acrescenta que os vários momentos que uma criança passa interagindo com seus brinquedos são fundamentais para o seu desenvolvimento. Segundo ela, é por meio do brincar que os bebês descobrem o mundo e entendem como ele funciona. “É dessa maneira que são trabalhados os aspectos cognitivos, sociais e afetivos dos pequenos, o que contribui para o processo de socialização, propiciando oportunidades de realizar atividades coletivas ou individuais de uma maneira livre. A criança é um ser em aprendizado e absorção permanente. E a partir do brincar vai construindo experiências e se relacionando com o mundo de maneira ativa”, alerta. Herculano também chama a atenção para o outro lado da moeda, apontando que não ter uma infância adequada pode, sim, influenciar numa vida adulta commuitas dificuldades, medos e inseguranças. Isso porque as experiências da infância estão diretamente ligadas à estruturação psíquica, e qualquer alteração nesse sentido poderá afetar a capacidade de se desenvolver uma boa inteligência emocional. A coordenadora da Educação Infantil no Instituto Menino Jesus, Luana Soares de Souza, reforça que as crianças amam brincar. “Independente do contexto socioeconômico em que vivem, amam interagir, imaginar e criar. E o brincar possibilita essa vivência, por isso a comunidade escolar deve possibilitar e incentivar esta prática”, explica. Em relação à adultização infantil na escola onde trabalha, ela conta que já presenciou alunos com preocupação de emagrecimento e vaidade excessiva. “Cabe a nós, professores e escola, ter essa percepção ativa para oferecer o acolhimento devido e conseguir retirar os pesos desnecessários. Nada melhor do que permitir à criança ser leve”, pontua Luana. “...não ter uma infância adequada pode, sim, influenciar numa vida adulta commuitas dificuldades...”

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