REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 145

Revista Appai Educar Decorando o ambiente escolar E por falar em inspirar os alunos, a professora de Artes Thaís Barbosa acredita que a Copa do Mundo pode ser um ótimo momento para trabalhar o lado criativo das turmas, solicitando que elas enfeitassem a escola, a sala de aula e até a casa dos estudantes. No 6º ano, por exemplo, ela sugere um quebra-cabeça com a bandeira do Brasil. “Num primeiro momento apresentar esse símbolo, explicar sobre o significado das cores e das estrelas, depois exibir o quebra -cabeça, que eles têm que montar corretamente”, explica. Com as turmas do 8º ano, a professora sugere uma roda de conversa sobre a localização do Brasil no mapa e a realização de uma caricatura de cada aluno com a roupa da seleção. Já com o 2º ano do Ensino Médio, a sugestão de Thaís é realizar uma pesquisa sobre a localidade, bandeira, idioma e cultura das naçõesparticipantes. Alémdeumdebatesobreostimesdogrupo G (Brasil, Sérvia, Camarões eSuíça). Após issopode ser realizado umquiz e atividades envolvendo danças típicas dos países. Releitura de obras de arte e desenhos Seguindo esse conceito de estudar a cultura dos países, o professor de Artes Geilson Almeida sugere trabalhar conteúdos mais artísticos com os estudantes, como as releituras com obras de RomeroBrito dentro dos efeitos cromáticos das bandeiras mundiais. Ou então abordar as pinturas de telas e reprodução da obra “Futebol em

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=