REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 145

Revista Appai Educar Localização dos países, diversidade cultural e muito mais! Para a professora de línguas Portuguesa e Inglesa Sandra Siliprandi, o interesse dos alunos pela Copa Mundo é um facilitador para que os professores possam trabalhar em conjunto. “Todas as disciplinas podem abordar o tema. Além da prática do esporte,hámuitosaprendizados envolvidos.Podemosfalarsobre a localização geográfica dos países que estão participando, idiomas falados em cada lugar, diversidade cultural, a história da própria Copa do Mundo, número de gols, saldo de faltas, porcentagens, placares e distânciadeumpaísparaoutro, por exemplo”, sugere Sandra. Durante as aulas de Inglês, a educadora levou um álbum de figurinhas da Copa do Mundo e deixou que os alunos observassem todos os países participantes. A partir daí pediu para que eles averiguassem quais deles tinham o inglês como primeira ou segunda língua oficial. Depois da pesquisa, a turma foi dividida em grupos e cada um ficou responsável por confeccionar a bandeira de uma nação selecionada, pesquisar a razão de ser do idioma oficial e apresentar para a turma o trabalho localizando o seu país no mapa projetado no quadro. Segundo a docente, durante a pesquisa alguns alunos ficaram admirados ao descobrir que o inglês não é falado apenas na Inglaterra e nos Estados Unidos. Países como Gana, Austrália, Canadá e até a Nigéria e a Jamaica, que não foramclassificados,possuem esse idioma como oficial. Sandra conta que, ao final do trabalho, os estudantes compreenderam o valor de aprender o idioma. “Alguns me procuraram para dizer que gostariam de aprender mais e se interessaram em fazer um curso de inglês. Ver osalunosquerendoprogredir é revigorante”, afirma.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=