REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 145

Revista Appai Educar Para isso, a pedagoga sugere começar fazendo um levantamento das possibilidades de temas relacionados ao Mundial e correlacionar com os conteúdos já previstos na disciplina. Depois disso consultar a BNCC, destacando as habilidades conforme o segmento/ano escolar. E, por fim, definir o cronogramade execuçãoe adivulgaçãodos critérios avaliativos. Paraoeducador queatuaemdiversas turmas dediferentes segmentos/anos, Tatiana sugeredividir os gruposobedecendo asorientaçõesprevistasnaBNCC,quepropõemapresentações utilizandodiferenteslinguagens–verbal(oralouvisual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. O que levar na mala? A pedagoga sugere uma atividade para desafiar os alunos a montarem uma mala para viajar ao Catar, país sede da Copa do Mundo de 2022. Nessa situação o estudante é convidado a pesquisar o que necessita levar nessa bagagem e buscar informações sobreoprocessode solicitação de passaporte, como os custos burocráticos e agendamentos, como funciona o pedido de visto, no consulado, alémdos valores dos trâmites e possíveis entraves. A pedagoga ressalta que o professor deve orientar o aluno a pensar nos aspectos culturais que também levará nessa viagem.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=