Revista Appai Educar - 143

Especial, a Educação Física Escolar, Adaptada e Inclusiva abordando os caminhos históricos, as construções teóricas e as leis, justificados pelos principais acontecimentos no Brasil e no mundo, percebendo que a inclusão ainda está mais apoiada nas leis do que nas práticas das escolas. Discutimos como eram tratadas as Pessoas com Deficiência Intelectual pela sociedade, e as mudanças que ocorreram até sua inserção nos espaços de educação, relacionando também como surgem as atividades motoras e/ou esportes adaptados, áreas de excelência de atuação de psicomotricistas e professores de Educação Física. Em seguida, a ampliação da discussão do tema sobre “inclusão x exclusão” nos faz um alerta para pensarmos as nossas práticas cotidianas quanto ao corpo, ao meio, ao objeto e ao outro. Por fim, observando a análise sobre as práticas inclusivas apresentadas pelos professores de Educação Física, com base na Teoria das Representações Sociais, pode-se construir novos caminhos que incentivem uma transformação pautada na cooperação, valorização da alteridade, igualdade de oportunidade, interação social e na equidade. Revista Appai Educar - Esse conteúdo, ainda que técnico, pode ser usado em sala de aula, a fim de aumentar a aquisição do conhecimento do aluno, bem como abrir horizontes reflexivos acerca das práticas inclusivas? Denise Guerra - O livro é voltado aos profissionais que desejampensar sobre as práticas inclusivas para pessoas comdeficiência intelectual, e o viés apresentado para a discussão do tema foi a Teoria das Representações Sociais. Percebemos quemuito se tempara caminhar na promoção das práticas inclusivas para a Educação Motora (seja na Educação Física e ou psicomotora), mas as políticas de inclusão precisam ser melhor atendidas, visto que há questio-

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