Revista Appai Educar - 143

substância simbólica que entra na elaboração, e, por outro lado, à prática que produz tal substância como a ciência ou os mitos correspondem a uma prática científica ou mítica”. Respondendo à Revista Educar, as representações sociais funcionam como um guia de condutas, que determinam comportamentos e práticas, e, através destas, podem nortear a relação dos sujeitos com o meio e com o outro, dando-lhes sentidos e significados pela compreensão de sistemas simbólicos que afetam os indivíduos e grupos, orientando e organizando suas interações cotidianas, suas práticas. Para Rouquette (1998) as representações sociais influenciam as práticas e vice- -versa: “convém tomar as representações como uma condição das práticas, e as práticas como um agente de transformação das representações” (p.43). Revista Appai Educar - Baseado nas argumentações do livro, como os professores podem desenvolver a pratica da Educação física escolar, emmeio às muitas situações que ainda demandam melhorias emergenciais? Denise Guerra - Nos reportando ao senso comum, não há uma receita específica de atuação. Cada escola, professor, turma, aluno constituem um grupo particular que demanda representações e práticas singulares. Contudo, estudar as características dos seus grupos observando as necessidades apresentadas e experimentar práticas inovadoras com suporte de formação continuada me parece um bom começo. Sabemos que os recursos na educação são incipientes, mas, se não estamos conformados com o que temos, precisamos tentar mudar este estado de coisas, e a inovação nas práticas pode ser um bom agente de transformação, contando inclusive com teias colaborativas. Revista Appai Educar - Em que medidas os psicomotricistas e profissionais de Educação Física se beneficiarão do conteúdo dessa obra? Denise Guerra - Inicialmente esses profissionais poderão se beneficiar dos conhecimentos históricos apresentados ao longo desta pesquisa, na qual fizemos um paralelo entre a Educação

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=