Revista Appai Educar - 143

Inclusão / Entrevista Representações sociais e práticas inclusivas”. Para tratar de um dos pontos mais sensíveis no cotidiano social, práticas inclusivas, a Revista Appai Educar entrevistou a Mestre Denise Guerra, que lançou o livro: Educação Física Escolar – Representações sociais e práticas inclusivas, pela Appris Editora. A obra é o resultado de pesquisa acadêmica acerca do tema e horas práticas de vivências em sala de aula. Revista Appai Educar - Em que você se baseou para a escolha desse tema? Denise Guerra - Inicialmente pelo exercício profissional como musicoterapeuta, psicomotricista e professora de Educação Física na educação especial e inclusiva. Participei como profissional de escola especial (Apae-Rio), escola pública com sistema de integração, e agora nas escolas públicas com perspectiva inclusiva. Observando que as práticas motoras para pessoas com deficiência não possuem ummarco específico na história, mas foram influenciadas pelos esportes adaptados alavancando progressos nas habilidades motoras e na integração social, e que estes recursos não chegaram nas escolas com a mesma ênfase, apontamos algumas perguntas de partida para a pesquisa deste tema: 1) como os professores de Educação Física estão se colocando diante do desafio de ministrar suas aulas aos alunos com deficiência intelectual incluídos no ensino regular? 2) as práticas inclusivas evidenciadas no trabalho dos professores de Educação Física seriam inovadoras ou tradicionais? 3) quais representações sociais são constatadas nas práticas inclusivas destes professores com alunos com deficiência intelectual? Revista Appai Educar - De que forma a Educação Física escolar perpassa o eixo das representações sociais de práticas inclusivas? Denise Guerra - Neste ponto é preciso inserir, mesmo que brevemente, alguns conhecimentos sobre a Teoria das Representações Sociais (TRS), que, vista de uma forma geral, é uma teoria científica sobre o senso comum, “que nos possibilita entender e explicar a maneira que os indivíduos e grupos elaboram, transformam e comunicam suas realidades sociais” (RATEAU, 2012). A TRS foi criada por Serge Moscovici, apresentada na obra de 1961: A psicanálise, sua imagem e seu público. Temos mais de um conceito sobre a TRS, desenvolvidos pelo próprio Moscovici e pesquisadores colaboradores. Acerca desta teoria Moscovici (1961; 2012) considera o seguinte: “As representações sociais são entidades quase tangíveis; circulam, se cruzam e se cristalizam continuamente através da fala, do gesto, do encontro no universo cotidiano. A maioria das relações sociais efetuadas, objetos produzidos e consumidos, comunicações, trocas estão impregnadas delas. Como sabemos, correspondem, por um lado, à ENTREVISTA COMAMESTRE DENISE GUERRA, AUTORA DE “EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

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