Revista Appai Educar - 143

Por Antônia Lúcia, Jéssica Almeida e Richard Günter ‒ Luiz André Ferreira é jornalista, radialista, professor e mestre em Educação Sustentável. Fotos: Banco de imagens gratuitas do Freepik. demos fazer breves explicações e temos a rapidez de poder compartilhá-lo pelo aplicativo de mensagens”, ratifica o educador. Para o alunado, fazer comas própriasmãos o podcast é uma oportunidade de promover produções autorais e de experimentar outra linguagem. “Eles trabalhama articulação e a desinibição, tambémaprendema expor uma ideia e argumentar, desenvolvendo o pensamento crítico”, esclareceOlavo. Para compartilhar a produção no aplicativo, é preciso estar atento à duração do conteúdo, pois, ao produzir áudios de até 5minutos, eles tambémexercitama capacidade de síntese e a objetividade. Já em relação aos formatos, as opções são as mais variadas. De acordo como docente, é possível organizar um podcast narrativo de ficção, uma entrevista comalguémou apenas uma apresentação de um tema feita pelo narrador. Em toda forma, é imprescindível prestar atenção aos elementos do gênero: a formalidade/informalidade do apresentador, as modulações na voz, os efeitos sonoros, amúsica de fundo e assimpor diante. “O professor tambémpode sugerir um tema ou fazer uma pergunta, e cada um dos estudantes temque responder ou abordar por umviés. Depois, ele compartilha seu trecho no grupo e o docente pode compilar todos emumúnico áudio, comessematerial ficando disponível para os alunos estudaremamatéria”, preconiza Olavo. Envie o seu projeto! E você, professor, já utilizou o tema em sala aula? Conte para a equipe da Revista Appai Educar como foi, enviando um e-mail para redação@ appai.org.br. Vamos adorar conhecer mais sobre o projeto que desenvolve!

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