Revista Appai Educar - 143

Produzir e compartilhar conteúdo pedagógico com smartphone por falar em aplicativos de mensagens, eles podem ser uma ótima ferramenta para produzir e compartilhar programas de rádio emmeios digitais. O maior benefício ao trabalhar com esse recurso na educação é a experiência que o aluno já possui com o podcast. Eles sabem como usar os serviços de streaming de áudio e estão o tempo todo conectados. Hoje a vida das pessoas é influenciada pelos memes, pelas redes sociais, pelo conteúdo dinâmico e de fácil acesso. Por isso faz sentido o uso desse recurso para lecionar, porque ele mobiliza afetos e faz parte da vida dos estudantes. Além disso, o áudio é uma oportunidade de exercitar a fantasia, a imaginação, a criatividade, sem a necessidade de expor sua imagem. Para muitos alunos, isso faz toda a diferença e oferece ao professor uma ferramenta para incentivá-los a dar os primeiros passos em ações de autoconhecimento. Por meio da gravação e audição de conteúdo, o educador dá voz aos discentes, promovendo autonomia e enriquecendo a aprendizagem. O professor Olavo Vitorino, que leciona para o Ensino Fundamental II de uma escola da rede privada de Natal/RN, teve a iniciativa de criar o podcast “Geografia em Rede”, em que esclarece dúvidas de seus alunos e traz complementos e curiosidades a partir do que foi discutido numa aula. “O áudio é muito didático, simples e direto. Por meio dele po-

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=