Revista Appai Educar - 143

namentos sobre os recursos que estão pouco viabilizados ao grupo, e que podemajudar na construção desse processo, tais como: materiais adaptados; um profissional mediador nas turmas comalunos com DI incluídos; conhecer a condição clínica (laudo) do aluno comDI para orientação das questões físicas e fisiológicas sobre ele na hora das práticas; provisão de formação continuada na área de Educação Psicomotora, Educação Física inclusiva e adaptada. Oportunizar a ampliação de novos conhecimentos e novas práticas a estes profissionais seria o mesmo que poder transformar suas representações sociais e práticas. Sugerimos a viabilização de diálogos entre os pesquisadores da academia e os professores/ psicomotricistas que estão atuando com alunos com deficiência, recusando os limites impostos pelo discurso da exclusão, encaminhando uma possível ampliação das trocas entre a academia e as comunidades escolares, entre os indivíduos e seus grupos, seja nas quadras, nas salas de aula e/ou de atendimento, como forma de disseminar o que se tem pesquisado tornando vivas as teorias para colaborar no desenvolvimento da sociedade. No olhar à inclusão é importante enxergarmos múltiplas imagens, ainda que metafóricas, como num caleidoscópio que cria mandalas, símbolos de integração e harmonia, para assim ampliarmos nosso campo de visão. Eis, pois, que o convite está feito: Vamos dialogar sobre o tema do livro?! Por Antônia Lúcia Sobre a autora: Denise Guerra dos Santos é Mestre e Doutoranda em Educação (Unesa); Especialista em Psicomotricidade (Ucam); Especialista em Educação Inclusiva (Universidade Cruzeiro do Sul); Especialista em Cultura africana e afro-brasileira (UCB); Graduada em Educação Física (Unesa); Graduada em Musicoterapia (CBM); Professora de Educação Física nas redes municipais de ensino de Queimados e Nova Iguaçu e atua no Neap (Núcleo Especializado de Atendimento Pedagógico) com Educação Psicomotora motora em Nova Iguaçu. Referências: MOSCOVICI, S. A Psicanálise sua imagem e seu público. Petrópolis: Vozes, 1961/2012. RATEAU, Patrick. Teoria das Representações Sociais. Tradução: Claudia Helena Alvarenga. In: VAN LANGE, P. A. M.; KRUGLANSKI, A. W.; HIGGINS, E. T. (Org.). Handbook of Theories of Social Psychology. V. 2. London: SAGE, 2012. p. 477. Título original: Social Representation Theory. Tradução não publicada. ROUQUETTE, Michel-Louis. Representações e práticas sociais: alguns elementos teóricos. In: MOREIRA, Antônia S. P.; OLIVEIRA, Denize C. Estudos interdisciplinares de representação social. 2ª ed. Goiás: AB editora, 1998 (p.39-46).

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=