Adobe Photoshop PDF

“No Trovadorismo, uma das poucas formas de entretenimento era a música. Para isso, trovadores faziam suas cantigas com objetivo de conquistar e animar um público específico. Na contemporaneidade, mesmo que já tenhamos outros meios de diversão, a música não perdeu seu espaço e continuamos a utilizá-la para nos alegrar. O cordel também tem seu papel nessa prática, mas ainda está inserido apenas em festas com temáticas regionalistas”, reconhece a professora Juliana, juntamente com a colega Tatiane, que lamenta o fato de que infelizmente, aqui na nossa região, os alunos conhecem a literatura de cordel apenas dentro das salas de aula. Todavia, de acordo com as docentes, o fato de se tratar de um gênero literário feito em versos commétrica e rima e ser caracterizado pela oralidade informal, facilita sobremaneira a interação entre os que ouvem. No dia a dia da escola, a professora Tatiane pontua que as aulas sobre esse assunto costumam ser sempre muito prazerosas e com participação efetiva do alunado. “A musicalidade presente nesse gênero desperta o interesse e motiva os estudantes a tentarem produzir seus próprios cordéis”, observa a professora de Língua Portuguesa. Já Juliana lembra que “Cordel se assemelha ao poema e à canção, e essa geração atual se sente atraída pela musicalidade. Com seus versos de fácil absorção mental e os refrões que podem ser decorados, o discente acaba tendo mais prazer em ouvir cordéis”, constata a docente. Literatura de cordel e suas muitas referências A historiadora Alice dos Reis explica que a literatura de cordel junta referências portuguesas, africanas, indígenas e árabes para criar textos e narrativas em prosa, inicialmente difundidos oralmente e depois transcritos em pequenos folhetos. “O cordel retrata momentos profundos de quem compõe, e através dos versos deixa claro que o cordelista está falando com o ouvinte. Muito mais do que rimas escritas, a literatura de cordel é poesia falada, muitas vezes cantada, que serve para encher os olhos de quem aprecia”, completa.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=