REVISTA APPAI EDUCAR EDIÇÃO 140

Revista Appai Educar 39 Um exemplo é o Benefício Educação Continuada da Appai, que oferece dois cursos que contemplam essa categoria. Veja: Cursos de atividades lúdicas Em 41 aulas, o curso ensina o conceito de ludicidade, o brincar na fase adulta, sobre jogos digitais e muito mais. É uma boa maneira de você aumentar sua bagagem de ideias. Assista o vídeo Curso de educação infantil de alta performance Commais de 30 aulas, você compreenderá a influência da neurociência na prática pedagógica, os cuidados específicos com bebês de 0 a 3 anos de idade, os aspectos legais da Educação Infantil e as questões executivas. Assista o vídeo A gestão da creche também pode realizar estudos e trocar ideias para aprimorar o desenvolvimento profissional. Essa comunicação aberta oportuniza o intercâmbio de experiências e o aprimoramento do educador. Também é fun- A fase em que os pequenos têm contato com as letrinhas começa antes de ir à escola. Ela tem início em casa, com o aprendizado da linguagem e da comunicação. Todavia, existe uma barreira entre ler e interpretar o que está escrito. Existe até mesmo um nome para essa diferença, o analfabetismo funcional. De acordo com o Indicador de Analfabetismo Funcional, o índice de pessoas É na creche que a pré-alfabetização deve acontecer damental que esse profissional saiba trabalhar a partir das representações dos alunos e consiga compreender como as tecnologias podem ser incluídas no contexto educacional e no seu aprimoramento pessoal. nessa condição no Brasil entre 15 e 64 anos é de 30% (há 20 anos era de 40%). E isso muito tem a ver com a alfabetização infantil. Os pequenos que aprendem com habilidades inadequadas de pré-alfabetização não conseguem acompanhar essa evolução. Nos primeiros seis anos de vida, as funções cerebrais estão se estruturando. Por isso, esse é o melhor momento para incentivar os pequenos à linguagem, visto que eles terão mais facilidade para absorver informações. Em documento publicado no site oficial da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) há afirmação de que “nesta fase da vida da criança, a educação tem como finalidade seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e

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