REVISTA APPAI EDUCAR EDIÇÃO 140

40 Revista Appai Educar social”. Vale ressaltar que cada pessoa é única e possui suas próprias facilidades, dificuldades e características. O educador precisar ter a sensibilidade neste caso e respeitar o estilo de aprendizagem, o ritmo de evolução e o aprendizado do alunado infantil. De acordo com a psicolinguista argentina Emilia Ferreiro, uma revolucionária nos métodos educacionais contemporâneos, a alfabetização infantil passa por quatro etapas: ■ Pré-silábica: quando a criança ainda não consegue estabelecer uma relação entre as letras e os sons das palavras. ■ Silábica: a criança passa a interpretar as letras ao seu modo, atribuindo valor de sílaba a cada uma. ■ Silábico-alfabética: trata-se de uma evolução da fase anterior, seguindo a mesma lógica, porém a criança passa a identificar algumas sílabas. ■ Alfabética: ocorre quando finalmente a criança tem domínio sobre o valor das letras e sílabas. Assim, a escola não deve pular as etapas do desenvolvimento, pois isso é extremamente prejudicial e trará consequências futuras para as crianças nas áreas pedagógica, emocional ou social. Para serem alfabetizadas, elas precisam estar maduras em todos os sentidos, pois o processo de alfabetização apresenta novas etapas, e os pequenos devem estar preparados para vencê-las. Por isso a pré-alfabetização é de suma importância. É importante lembrar que não existe receita para alfabetizar, mas sim todo um preparo até a conquista da escrita e da leitura. A pré-escola é o começo da longa caminhada escolar, por isso deve ser marcada por um bom começo, que proporcione alegria e satisfação para a criança. Será que é por isso que a primeira professora a gente nunca esquece? Conheça a rotina dos pequenos O Ministério da Educação (MEC) estabelece o mínimo de 7 horas diárias para o período integral e 4 horas para meia jornada na Educação Infantil, levando-se em consideração o tempo corrido que a criança permanece na escola. Independentemente do período adotado pela instituição, a rotina nessa fase precisa ser organizada para que não haja momentos de ociosidade que possam gerar estresse e ansiedade ou, muito menos, períodos de agitação excessiva. As crianças, de acordo com a faixa etária, devem ter tempo para realizar adequadamente todas as atividades sem prejuízo do seu aprendizado. To-

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