REVISTA APPAI EDUCAR EDIÇÃO 140

38 Revista Appai Educar Luiza Helena Tannuri Lameirão, professora da rede infantil de São Paulo, conta que nas faculdades de pedagogia e nas formações em geral são estudadas várias linhas teóricas. Isso é muitíssimo importante. “São pontos de vista que, muitas vezes, precisam ser complementares, mas que não se baseiam concomitantemente em melhorar a capacidade de observação do educador. Aquilo que está descrito pelos grandes estudiosos foi uma coisa que eles aprenderam, porque pesquisaram, observaram, mas cada criança mostra o mundo em si”, observou em depoimento à revista. Para Luiza Helena, a criança pequena é quem mais deve receber atenção. “Ela quer novidades que não encontramos em nenhum contexto pedagógico dos mais recentes ou mais tradicionais e consolidados”, comentou ela. O ponto de partida ideal para a formação continuada dos profissionais de creche deve vir da gestão escolar, promovendo um espaço de vivência. Um exemplo é um local para possibilitar o desenvolvimento da voz, do canto e da linguagem imaginária para ampliar o repertório dos professores. A sua formação contínua também pode ser realizada por meio de congressos em que os docentes se juntam para atualizar informações e retomar o caminho do viés artístico e da fundamentação pedagógica. Separar momentos para refletir sobre sua prática na sala de aula e encontrar caminhos para transformar o que achar necessário também é primordial. Além disso, há diferentes formatos de cursos on-line para atualização dos profissionais e conhecimento de novas ferramentas para estimular o aprendizado em sala de aula.

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