REVISTA APPAI EDUCAR EDIÇÃO 140

32 Revista Appai Educar indivíduo tem sua especificidade, seu tempo cognitivo, seus desejos e suas necessidades. Entretanto, especialistas afirmam que a infância é a idade do possível, da construção, da descoberta por si mesma e/ou através da participação de terceiros – professores, ambiente escolar – abrindo janelas para novas experiências e transformações. Dentro desse aspecto, as creches – entendidas como a comunidade escolar formada por diversos atores, professores, funcionários, família e amigos – protagonizam um papel essencial na contribuição do desenvolvimento desse público infantil. A creche, enquanto instituição, recebe, sobretudo dos pais que lá deixaram seus pequenos, a responsabilidade da promoção de uma teia de cuidados que vai desde o acolher, do observar, do brincar, do ensinar, até o salvaguardar aquela vida na ausência da família. Essa percepção de responsabilidade dada à escola vai além do papel pedagógico do ensino e aprendizagem na vida dos pequenos e dos pais no desenrolar da primeira infância. Essa chegada da criança a esse novo universo cria, sobretudo para os pais, muitas perspectivas, medos, inseguranças e fantasmas. “A primeira vez que deixei meu

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=