REVISTA APPAI EDUCAR EDIÇÃO 140

Revista Appai Educar 33 filho na creche eu não sei dizer o que mais me amedrontou. Se foi a ideia de ficar longe dele, mesmo que fosse por algumas horas, ou o fato de deixá-lo com pessoas que até então eu conhecia muito pouco”, frisa Daiane, mãe do pequeno Antonio. Qual a importância da rotina para o desenvolvimento infantil? Psicólogos e profissionais da área afirmam que a rotina da creche é de suma importância, tanto para a criança como também para a família, que num primeiro momento ainda se sente muito insegura, mesmo com toda a visitação prévia e o período de acolhimento geralmente ofertado pela instituição. Segundo especialistas, a criança precisa ter a sensação de previsibilidade. Isso porque, desde o nascimento, a família já vem construindo essa proximidade com a rotina, quando supre as necessidades básicas da criança ao dar de mamar, ao trocar a fralda, ao conversar, sorrir, brincar, tranquilizar quando estão agitados – seja com a música, contação de histórias ou um ninar nos braços. Toda essa sensaçãopresumível que o dia a dia oferece é fundamental na contribuição para o desenvolvimento cognitivo da criança, sobretudo no que se refere à autoestima, à autoconfiança e à autorregulação emocional, uma vez que o desenvolvimento do cérebro exige um estímulo responsivo, ou seja, que envolva resposta. Ações e atitudes que mais incentivam esse desenvolvimento de 0 a 3 Para a psicóloga e Secretária Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ely Harasawa, a boa relação emocional entre pais e filhos no desenvolvimento na primeira infância – até os 3 anos – tem o maior impacto. “Ao confiar no adulto, a criança aprende a regular suas emoções, explorar o mundo com confiança e se comunicar. Crianças apoiadas têm mais chances de serem adultos positivos e seguros”, afirma. A faixa de 0 a 3 anos não é apenas parte da primeira infância, vai muito além. É o que dizem os especialistas ao afirmarem que a fase inicial é essencial para desenvolver a inteligência das crianças. “Esse é o melhor momento, quando o cérebro responde prontamente. O órgão está pronto para ser estimulado, desenvolver-se”, explica o médico neurocientista e diretor do Instituto do Cérebro do Rio Grande de Sul Jaderson Costa da Costa, na página do MDS sobre a primeira infância.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=