REVISTA APPAI EDUCAR EDIÇÃO 140

Revista Appai Educar 31 Expandindo conhecimento através das redes sociais A professora conta que encontrou na área da Educação uma forma de ajudar pessoas e, através das redes sociais, uma maneira de ir além da sala de aula, expandindo conhecimento com outros colegas de profissão. “Nós, professores, temos nosso compromisso de construir planejamentos para nossas aulas, de acordo com os objetivos da faixa etária e com a intencionalidade pedagógica das propostas. Porém, de nada faz sentido um planejamento maravilhoso, cheio de conteúdo, mas que não se conecte coma sua sala de aula, comas suas crianças”, pontua. Clara ressalta ainda que gosta da ideia de construir o planejamento a partir daquilo que interessa a sua turma, e, mesmo assim, com flexibilidade para mudar completamente o rumo caso algo mais interessante surja num momento. “O planejamento é um guia, uma base, e é importantíssimo que seja feito. Mas é só na hora da prática que podemos de fato escutar as crianças e decidir juntos os caminhos que serão tomados. Por isso não gosto da ideia de planejamentos únicos e rígidos para diferentes turmas. Acho que cada professor deve ter sua autoria e seguir de acordo com seu grupo”, destaca. Como estimular a linguagem e o desenvolvimento motor das crianças? Apedagoga conta que recebemuitos relatos de professores que utilizam em sala de aula as dicas que ela compartilha em suas redes sociais. “Comecei ajudando muito quem ainda cursava pedagogia, com os conteúdos, a forma de estudar, a organização. Agora, é ótimo quando consigo dividir também a minha rotina em sala de aula, então várias professoras me falam que usaram ideias minhas em suas turmas ou refletiram de forma diferente sobre determinado tema depois que eu levantei aquele assunto etc. É uma troca muito rica! E é 100% uma via de mão dupla, pois eu aprendo muito com elas também. É bom demais ver como nós professoras podemos ser mais fortes quando estamos juntas compartilhando saberes e experiências”, relata Clara. Uma pergunta e muitas respostas, quando pensamos nas variadas formas de estimulo à linguagem e ao desenvolvimento motor das crianças. Essas e outras indagações vão muito além do campo da teoria, até porque cada

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=