Revista Appai Educar - Ed 139

34 Revista Appai Educar Outro ponto a ser enfatizado é que Tecnologia Educacional é diferente de Tecnologia Assistiva, pois só pode ser considerada assistiva quando for utilizada por um aluno com deficiência e tiver por objetivo romper barreiras sensoriais, motoras ou cognitivas que limitem e/ou impeçam seu acesso a informações ou conhecimentos. Ou seja, se a tecnologia favorecer seu aluno no acesso e na participação ativa e autônoma em projetos pedagógicos, então está no caminho certo. Sendo assim, são exemplos de TA no contexto educacional: os mouses diferenciados, teclados virtuais com varreduras e acionadores, softwares de comunicação alternativa, leitores de texto, textos ampliados, em Braille ou com símbolos, mobiliário acessível, recursos de mobilidade pessoal (rampa, corrimão, banheiro especial), entre outros. Recurso de alfabetização A Marina de Souza estava no Ensino Médio quando conheceu o Teclado Inteligente Multifuncional (TiX). Ela tem paralisia cerebral e não consegue falar. Quando se deparou pela primeira vez com o produto, numa feira tecnológica em São Paulo, fez um teste e percebeu que com o instrumento conseguia digitar o próprio nome no computador. De acordo com seu pai, Alcides de Souza, a sensação foi fantástica e os dois decidiram contar com essa tecnologia assistiva na educação da Marina. “O TiX a ajudou a terminar o Ensino Médio e a iniciar e concluir o seu bacharelado no curso de Gestão em TI”. Recém-formada, Marina conseguiu um emprego na Prefeitura de São Paulo. Em seu trabalho de graduação, ela destacou a importância da tecnologia assistiva na vida de pessoas com deficiência. Em Porto Alegre, a professora do Ensino Fundamental I Solange Martins, que atualmente leciona na Escola Municipal Coelho Neto, passou a utilizar o mouse adaptado com acionador. O produto foi solicitado através do suporte da assistência social da unidade escolar. Solange conta que precisou de um curso preparatório para lidar com a novidade.

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