Revista Appai Educar - Ed 139

Revista Appai Educar 33 O que quer dizer adaptação razoável? Adaptações, modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que a pessoa com deficiência possa gozar ou exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos e liberdades fundamentais. (BRASIL, 2015) O documento deixa claro em suas metas o papel da Educação enquanto direito e ummeio esVeja alguns exemplos dessa tecnologia • O teclado virtual pode ser utilizado na tela do computador com auxílio de uma caneta especial para estudantes commobilidade reduzida. • O head mouse é um programa desenvolvido para permitir que alguém que não tem os movimentos dos braços possa usar o computador e navegar pela internet sem ajuda de outras pessoas, sendo acionado com ummovimento e um piscar de olhos. • DOSVOX é um sistema destinado a auxiliar no uso de computadores através da utilização de sintetizador de voz. • O software PRO DEAF faz tradução de texto e voz da língua portuguesa para Libras, a língua brasileira de sinais, para facilitar a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e ouvintes. • OaplicativoHandTalk funciona como umtradutor simultâneo dos dois idiomas. A ferramenta está disponível gratuitamente noGoogle Play e na AppStore. sencial para que todos os outros direitos se concretizem. A escola detém um papel essencial de fomentar espaços e proporcionar inclusão, convivendo com toda a diversidade e propiciando também trabalhos pedagógicos que tratem da educação inclusiva. Sabemos, porém, que essa não é uma tarefa fácil. Todavia, a tecnologia assistiva vem justamente para contribuir nesse processo, pois ela é uma área do conhecimento interdisciplinar que engloba recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços comobjetivo de ampliar a participação dos alunos comdeficiência emobilidade reduzida, garantindo autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social do estudante comdeficiência. É preciso ressaltar que é necessário o fortalecimento de formação dos professores, buscando criar uma rede de apoio entre educação e saúde para aprimorar os conhecimentos docentes, flexibilização de material e intervenções com os alunos. VALE RESSALTAR O correto é “pessoa com deficiência”. O uso de termos como “deficiente” ou “portador de deficiência” remete a uma ideia que resume a pessoa à sua deficiência.

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