Revista Appai Educar - Ed 139

32 Revista Appai Educar Utilizando as tecnologias assistivas para ajudar seus alunos com deficiência Todos os alunos, semexceção, devem frequentar as salas de aula do ensino regular. Isso acontece por causa da Lei Brasileira de Inclusão, que promove a inserção escolar de forma radical, completa e sistemática. O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece uma meta específica para a educação inclusiva. A Meta 4 normatiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e orienta a comunidade educativa e as políticas públicas voltadas para educandos comdeficiência (intelectual, física, auditiva, visual emúltipla), Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e altas habilidades. A Lei Brasileira de Inclusão utiliza essa terminologia para se referir às deficiências que o aluno possui: se um é cego, sua característica seria não enxergar. Se é surdo, seria não ouvir. Se possui mobilidade reduzida nas mãos, sua especificidade seria não poder segurar um lápis ou caneta. E para garantir o acesso desses alunos com deficiência ao currículo, você deve se aprofundar no requisito referente aos “serviços e adaptações razoáveis”, como diz na Lei.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=