Revista Appai Educar - Ed 139

28 Revista Appai Educar Entraves na aquisição da aprendizagem e da inclusão Barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo. Barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados. Barreiras nos transportes: as existentes nos sistemas e meios de transportes. Barreiras nas comunicações e na informação: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação. Barreiras atitudinais: atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Barreiras tecnológicas: as que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias. Abaixo acompanharemos alguns itens listados pelos especialistas e identificados como barreiras na aquisição da aprendizagem e na inclusão desses alunos, independente da deficiência. O papel de excelência da rede de apoio E nesse aspecto a Educação Inclusiva tem sido um caminho bilateral para abarcar a diversidade, mediante a edificação de uma escola que vislumbre e busque propostas que proporcione benefícios para todos, prezando por um ambiente mais acolhedor e ajustável. Nesse cenário, destaca-se a importância da presença do papel desempenhado pela rede de apoio para as crianças com necessidades educacionais especiais. Quando falamos de rede de apoio, o próprio nome diz muito do que se espera dessa teia colaboradora, entrelaçada, sem comprometer a mobilidade e a individualidade do outro sujeito. Um dos principais objetivos disso, segundo especialistas, é ajudar a garantir aos protagonistas – aluno e professor – um ambiente onde ambos poderão vivenciar experiências e descobertas que lhes proporcionem vivências em conjunto, a fim de que haja, respeitando o tempo do aluno, um desenvolvimento global para ele.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=