Revista Appai Educar - Ed 139

Revista Appai Educar 27 Saltando as barreiras Nessa reportagem também abordaremos algumas das questões ligadas às necessidades educacionais das pessoas com deficiência, entre elas a comunicacional. Iniciemos pelas barreiras nas informações, que já começam na nomenclatura desses atores e perpassammuitos outros parâmetros ligados a atitudes, ações e comportamentos ou bloqueios, impedindo a participação social da pessoa. Seja na satisfação, na fruição e no exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros. Como toda mudança, a educação especial também vem passado ao longo dos anos por várias fases evolutivas desde a marginalização até a reabilitação. É o que dizem os especialistas no assunto, sobretudo no que diz respeito ao quesito barreiras x pessoas com deficiências. Esse muro cresce ainda mais, nomeadamente porque as pessoas não sabem como se referir a esse “público” sem causar qualquer tipo de constrangimento ou estranheza, tanto para o ouvinte, como para o locutor. Atualmente, de acordo com a leis vigentes, o termo correto a ser utilizado é “pessoas com deficiência”, segundo ficou estabelecido através do Decreto nº 6.949, de 2009, que promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, e seu Protocolo Facultativo, como texto constitucional.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=