Revista Appai Educar - Ed 139

26 Revista Appai Educar A Educação Inclusiva ao longo dos últimos anos Atualmente a discussão sobre o tema, tanto pelos professores, quanto pela equipe escolar e a família, tem se ampliado significativamente. Para Fabiana, a busca por informação e formação tem se intensificado e, após se vivenciar o ensino remoto durante a pandemia, algumas fronteiras de compartilhamento de conhecimentos e experiência foram ampliadas. “Outro ponto que acho bem importante destacar é a mudança de postura dos professores, que hoje buscam uma discussão em torno de uma prática mais colaborativa em oposição a uma mais solitária em sua sala de aula”, afirma. As dificuldades da implementação das leis de Educação Inclusiva Sabemos que a escola pública no Brasil enfrenta muitos desafios de ordem estrutural, de recursos e de profissionais capacitados, e que esses obstáculos impactam na qualidade da educação que temos no país. A especialista ressalta que ao longo dos anos avançamos muito principalmente no acesso à Educação Básica. “Quando analisamos o número de novas matrículas, podemos perceber que as pessoas que estavam fora da escola estão tendo mais oportunidades. Mas ainda temos muito para avançar. Não basta garantir acesso à escola, precisamos qualificar a permanência com uma aprendizagem de fato para todos os estudantes”, destaca Fabiana. A legislação no Brasil é bem abrangente, demodo que a responsabilidade do poder público na gestão de políticas públicas é direcionada a garantir a equidade na educação tanto na instituição pública quanto na privada. “Mas para a construção de uma escola realmente inclusiva precisamos de políticas que viabilizema organização dos recursos, as formações e orientemas práticas gerais de ensino. Porém somente a legislação não garante que o coletivo escolar realmente respeite e considere a diversidade dentro do seu cotidiano”, explica Fabiana. Para ela, a visão e a cultura escolar são muito importantes e é preciso desenvolver na sociedade e consequentemente na escola uma prática inclusiva. “É preciso que toda a comunidade escolar compreenda a importância e o papel de cada um na construção coletiva deste espaço de aprendizagem, onde as pessoas não são segregadas por suas características e sim aprendam na convivência, valorizando a diversidade humana e respeitando suas expressões”, pontua.

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