Revista Appai Educar - Ed 139

Revista Appai Educar 25 Reinventando antigas práticas docentes e pedagógicas? A especialista explica que a escola não teve seu início considerando ser um espaço inclusivo. “Inicialmente era voltada para uma elite, onde nem mesmo as mulheres tinham permissão de frequentar. A aceitação do conceito de universalização do ensino como umdireito humano é recente na história da humanidade, surgindo somente a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, fruto de intensas mobilizações sociais”, pontua. De acordo com Fabiana, levamos quase 50 anos para que as pessoas com deficiência e os movimentos de apoio fossem considerados na pauta dos Direitos Humanos e com reflexos na educação. “De fato a escola já buscava ummovimento muito intenso na reinvenção das suas práticas. Com a ampliação do acesso das pessoas com deficiência à escola, as questões sobre acessibilidade e uma educação mais humanizada ganharammais intensidade. Antes era um assunto restrito às instituições especializadas e agora é discutido na educação por diferentes ângulos”, explica a especialista.

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