Revista Appai Educar - Ed 139

24 Revista Appai Educar Até o início do século 21, o sistema educacional brasileiro era composto pela escola regular e pela escola especial. O aluno frequentava uma ou a outra. Na última década, isso foi modificado com a proposta inclusiva, e um único tipo de escola foi adotado: a regular, que acolhe todos os alunos, apresenta meios e recursos adequados e oferece apoio àqueles que encontram barreiras para a aprendizagem. Na teoria essa proposta tem tudo para dar certo, mas na prática muitas questões ainda precisam ser debatidas. Por isso, a Revista Appai Educar conversou com professores, pais e especialistas para entender melhor o assunto e trazer informações para uma educação de qualidade para todos. Confira! Antes de mais nada a Educação Inclusiva precisa ser entendida em seu sentido mais amplo, onde não estamos falando apenas sobre a inclusão escolar de estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista ou com altas habilidades, mas sim a garantia de acesso, de permanência e de qualidade de ensino a todos os estudantes, independentemente de suas condições sociais, étnicas, sexuais ou por qualquer outra característica que possa levar a situações de exclusão escolar. É o que explica a pedagoga e especialista em Deficiência Intelectual e Deficiência Auditiva Fabiana Leme. Ela ressalta ainda que utilizar os termos Educação Especial e Educação Inclusiva como sinônimos é um equívoco. “A Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva tem o papel de realizar diferentes serviços para a promoção da inclusão escolar e tem definido como o público alvo de suas ações os estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista ou com altas habilidades. Esses serviços são complementares ou suplementares à sala de aula comum e podem acontecer no turno em que o estudante está, como, por exemplo, intérprete de Libras, mediador escolar, professor de apoio, serviço de itinerância, ou no contraturno, como as salas de recursos ou de Atendimento Educacional Especializado”, afirma Fabiana Leme.

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