REVISTA APPAI EDUCAR 138

38 Revista Appai Educar De acordo com o professor Fabiano, ao indicar esse tipo de atividade, as crianças rapidamente descobrem que a padronização foi criada para facilitar a vida. “E isso é fácil de fazer com instrumentos como fita métrica, trena e régua. Descrevo as partes, a função e conto um pouco da história. Quase todos já viram alguém usando”, explica o docente acrescentando que a fita é a que chama mais atenção nessa iniciação sobre o conhecimento das medidas. “Nesse primeiro momento me concentro em ensinar as unidades usadas pela região urbana e não as gerais. Então firmo atividades sobre metros e quilômetros, deixando para um outro momento hectares, por exemplo, apesar de sempre surgir a curiosidade, principalmente daqueles alunos que vivem em áreas rurais”, ratifica. Quanto mais grandezas forem comparadas, mais enxuto será o repertório adquirido. Fabiano também trabalha com unidades de tempo, para diversificar a atividade. O conjunto dia, mês e ano é instigado partindo de uma premissa bastante simples: quantos meses faltam para as férias? Nesse primeiro momento, o professor disse que ninguém sabe responder. Para que eles entendam o conceito, apenas explicar expondo calendário basta. Quando todos ficam craques em consultar as datas, Fabiano propõe um desafio: o de fazer o próprio calendário. Aprendendo com os gráficos Basta abrirmos um jornal, uma revista ou assistirmos a televisão para percebermos que, cada vez mais, a estatística é incluída no nosso cotidiano e no de nossos estudantes. Informações de toda natureza passam rapidamente sob nossos olhos em forma de gráficos e tabelas. Este se tornou um hábito muito comum no dia a dia de qualquer pessoa, mas será que os livros didáticos estão vendo essas formas de expor conteúdo como uma linguagem usual a ser ensinada? Apresentar estatística para as crianças desde o período de alfabetização tornou-se uma necessidade social. Não pensamos o seu ensino como um amontoado de fórmulas e cálculos, mas em desenvolver no aluno a habilidade de coletar, organizar, interpretar e tomar decisões frente aos dados, utilizando como ferramenta a estatística.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=