REVISTA APPAI EDUCAR 138

Revista Appai Educar 37 Uma das primeiras impressões sobre tamanhos e medidas que os alunos têm na escola está diretamente ligada à fila. Do maior ao menor os pequenos estudantes são enfileirados para se locomoverem pela instituição de ensino. Essa prática simples que se apresenta diariamente pode ser utilizada para ensinar cálculos e proporções. A Revista Appai Educar conversou com o professor de matemática Fabiano Almeida, que leciona nas redes municipais de São João de Meriti, Belford Roxo e Japeri. Nessa matéria exclusiva, ele sugeriu ideias de ouro para ensinar as crianças da segunda a quinta série. É na Educação Infantil que os pequenos estudantes aprendem que medir significa comparar grandezas. Quando esse conteúdo é trabalhado de forma eficaz, o rendimento no Ensino Fundamental I melhora muito, afinal a medição está diretamente ligada não só à geometria e à estatística, mas também a outras disciplinas. Por exemplo, nas ciências da natureza, medir é essencial. Nas humanas, usa-se escalas e, especialmente, marcações de tempo. E nas artes há as noções de proporcionalidade. Ao explorar esse conceito além dos muros da escola, os alunos podem praticar o raciocínio com os afazeres dentro de casa, como uma receita culinária, uma medicação e até analisar a estrutura de sua moradia.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=