REVISTA APPAI EDUCAR 138

Revista Appai Educar 39 Esta, por sua vez, passou a ser alvo de muitos educadores e livros didáticos a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino Fundamental, em 1997. Mas até hoje com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ela ainda é norteadora por sua importância nas diferentes formas de representar as informações matemáticas e a sua relação significativa com a realidade do aluno. O professor Fabiano Pereira relata a atividade da seguinte forma: “Se você estiver com um grupo de crianças pergunte para elas quem é a mais alta da turma. Aí vem a parte prática! Pegue um pedaço de barbante e corte medindo esse aluno, e em seguida todos vão marcar um outro pedaço com a sua própria altura. Compare os tamanhos dos dois e pergunte de quem é cada um deles. No próximo passo pegue uma fita métrica ou uma trena e meça cada pedaço de barbante, anote em um papel o nome da pessoa medida com aquele barbante e, ao lado, sua altura. Em um segundo momento trabalhe com o peso. Para isso você vai precisar de uma balança. Se não tiver uma na escola faça um passeio com os alunos e leve-os até uma farmácia ou lugar que possua. Não se esqueça de anotar o peso de cada um também ao lado do nome correspondente. Compare os pesos, explique que 1.000 miligramas = 1 grama; que 1.000 gramas = 1 quilograma; e que 1.000 quilogramas = 1 tonelada. Seja lúdico ao falar sobre miligramas e toneladas, medidas mais distantes da realidade da criança. Explique que apenas algo muito leve, como uma formiga, pesa miligramas e que coisas bem pesadas, como elefantes, chegam a toneladas. Depois dessa explicação e da tabela mostrando a altura e o peso da criança façam juntos comparações”, diz o docente. Para estimular que os pequenos se questionem sobre seu peso e altura pergunte se se acham grandes ou pequenos; ou, caso pudessem se medir com laranjas, quantas frutas acham que precisaria para corresponder à sua altura; ou ainda, pergunte também quantas laranjas seriam necessárias para corresponder ao seu peso. Agora chegou a hora de produzir o gráfico. Peça aos alunos que organizem todas as informações recolhidas e que desenhem num papel retângulos verticais iguais. A quantidade será definida pelo número de alunos. Em cima do retângulo coloque o nome do estudante em ordem alfabética, embaixo o peso referente. Dentro do retângulo desenhe a quantidade de laranjas que representa o peso de cada aluno. Ao fim, faça uma linha entre o ápice das laranjas para ver a diferença. Veja o exemplo abaixo:

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