Acesso à Educação Especial: Passo a Passo.

Crianças com necessidades especiais podem e devem freqüentar a rede municipal de ensino. O primeiro passo que os pais devem seguir será o de garantir a matrícula de seu filho em escolas próximas às suas residências. A própria escola, através de sua equipe ténico-pedagógica, avaliará se aquela unidade de ensino pode atender às necessidades do aluno, colocando-o em uma turma especial ou integrando-o em turmas regulares. Caso contrário, a direção da escola a encaminhará para o Instituto Helena Antipoff, que coordena as escolas de Educação Especial distribuídas em nove bairros do Município do Rio de Janeiro: Santa Cruz, Campo Grande, Bangu, Deodoro, Ilha do Governador, Quintino, Engenho de Dentro, Maracanã e Botafogo.

Segundo Mércia Cabral de Oliveira, assistente de direção do Instituto Helena Antipoff, um professor itinerante a encaminhará para uma escola especial e fará o acompanhamento tanto do aluno como da equipe desta unidade de ensino. Os interessados podem dirigir-se, no horário comercial, ao prédio principal do complexo da Prefeitura do Rio de Janeiro, na Rua Afonso Cavalcanti, 455, sala 465. Telefones: (21) 293-0457 e 503-2348. Depois de integrado a uma turma regular, o aluno continuará recebendo acompanhamento de um professor de sala de recursos para aprimorar os conceitos nos quais a criança tenha mais dificuldades inerentes à sua deficiência, como a compreensão de textos, a leitura etc. Qualificação Profissional – O Instituto Helena Antipoff também promove cursos de capacitação para professores, como o Curso de Educação Especial Para Professores da Rede de Ensino Municipal. Mais informações pelos telefones (21) 293-0457 e 503-2348.

Política Nacional de Educação do MEC

A Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (SEESP) é responsável pela coordenação, implementação, supervisão e fomento da Política Nacional de Educação Especial. Ela tem como função identificar oportunidades, estimular iniciativas, gerar alternativas e apoiar negociações que encaminhem o melhor atendimento educacional a pessoas com necessidades educativas especiais (PPNEE), de forma a garantir a sua integração escolar e social, pelo desdobramento da política de atendimento preconizada, nos diferentes níveis  da ação governamental.

Para permitir uma efetiva integração do aluno com necessidades educacionais especiais na escola regular, o MEC/SEESP criou o Programa Nacional de Capacitação de Recursos Humanos, dirigido a quem atua no ensino regular. Em sua fase inicial, o programa atenderá, no mínimo, a 135 municípios brasileiros e utilizará, inclusive, recursos da Educação a Distância, possibilitando, assim, maior oferta de atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais.

 

Inclusão e Letramento: Uma Proposta de Educação Infantil