Por Rona Hanning

No último número (novembro/2000), escrevi sobre mais uma das minhas viagens pelo Proler (Programa Nacional de Incentivo a Leitura) e o que aprendi na Paraíba. Para não me tornar repetitiva, resolvi escrever, agora, sobre um livro que conheci recentemente, num delicioso encontro com a autora, em mais uma viagem pelo Proler, e que acredito poder nos ajudar a pensar sobre as nossas trajetórias individuais e coletivas.

Indo não Sei aonde Buscar não Sei o Quê é o título do último livro de Angela Lago e conta a história de um menino tonto, que vivia respondendo "sei não" para tudo o que lhe perguntavam. Por isto, seu apelido ficou sendo Seinão.

A ele foi dado um desafio: casaria com a princesa do reino se fosse a não sei aonde e trouxesse não sei o quê. Seinão, que era mesmo bobo, aceitou o desafio e pôs o pé na estrada.... Enquanto isto, no palácio, todos riam à vontade do tonto que foi buscar o impossível. Seinão perguntava a todos que encontrava pelo caminho: "Esta é a estrada para ir a não sei onde?". Mas sempre ouvia a mesma resposta: "Vá para o inferno!".

De tanto procurar, acabou chegando mesmo à casa do capeta. E, sem mais demora, foi logo recebido pelo próprio, que confirmou o endereço aproveitando a crença de Seinão de que havia chegado a não sei aonde.

O capeta percebeu que aquele menino poderia ajudá-lo na atualização do arquivo dos pecados e pecadores. Então propôs: "Você poderá ficar aqui se me ajudar a organizar um arquivo". Seinão aproveitou e emendou: "Ajudo, se você me entregar não sei o quê para eu levar ao palácio e me casar com a princesa". "Fechado!", respondeu o capeta. Ambas as partes estavam de acordo.

Assim, o tempo passou, até que Seinão cansou do trabalho burocrático e resolveu ir embora.O capeta consentiu, deixando um pacote muito bem embrulhado para Seinão levar consigo.

Ao chegar ao palácio começou a cantarolar... "Eh princesa, já fui não sei aonde e trouxe não sei o quê!" Mas Seinão continuava a provocar risadas, pois ninguém acreditava em suas palavras absurdas. Propôs aos sábios que descobrissem o endereço completo do inferno e o que estaria embrulhado pelo capeta numa caixa com laços de fita...Silêncio absoluto por todo o reino. E, já que ninguém conseguiu desvendar o endereço e nem qual era o presente, Seinão casou-se com a princesa, mantendo, até hoje, o embrulho bem embrulhado!

De tonto, bobo, maluco, a ponto de ir atrás do impossível, Seinão alcançou o que desejava exatamente por não desistir de seu projeto, sonho, ideal, objetivo. Podemos ou não nos inspirar nesse menino, que em vez de seguir os parâmetros estabelecidos pela maioria, resolveu ir em busca dos seus, contrariando a todos e fazendo com que o impossível deixasse de sê-lo, mostrando-nos que as transformações são possíveis e que até aprendemos com quem menos esperamos, como o diabo!

Então, não poderíamos, mais uma vez, deixar de aprender com a Literatura Infantil o que personagem nos ensinam, nos despertam para entender, e fazer acordar projetos, sonhos, ideais e objetivos adormecidos. Vamos a eles, pois já temos, em algum lugar, não sei o quê, trazido de não sei onde...

ronahann@uol.com.br

LAGO, Angela. Indo não Sei Aonde Buscar
não Sei o Quê, Belo Horizonte, RHJ, 2000

Era uma vez... Uma relação de amor: O livro e Eu

Resenha