Uma relação de amor: O livro e eu


Por Beatriz Dusi

Falar sobre Fátima Miguez é fácil. Difícil é condensar, em pouco espaço, tudo o que é esta carioca, professora do Departamento de Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da UFRJ, votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, premiada autora de Literatura infanto-juvenil.

Fátima ministra cursos e faz palestras com o objetivo de promover a leitura e formar cidadãos-leitores e aptos à escrita. É uma grande entusiasta da palavra. A maneira como lida com este objetivo é promovendo oficinas abertas a qualquer profissional interessado em aprimorar sua visão sobre o tema "Leitura e Literatura Infanto-Juvenil".

 

 

Um destes cursos é o que ministra no Centro de Atendimento Externo / Faculdade de Letras / UFRJ - Lendo as Letras, dirigido aos professores de 1º e 2º segmentos das redes municipal, estadual, federal e privada, assim como para alunos de Letras, Pedagogia e Biblioteconomia.

Além de livros de Literatura infanto-juvenil, ela acaba de lançar "Nas Arti-Manhas do Imaginário Infantil" (Ed. Zeus). É um livro imprescindível ao professor educador que queira enxergar um pouco além do dia-a-dia em sala de aula.

A autora nos diz "... viver o apelo docente é saber reconhecer o sonho como alicerce da profissão e procurar transformar esta utopia humana em realidade no tempo / templo sagrado de nossas aulas..."

Indo não sei aonde buscar não sei o quê

Resenha