Veja um exemplo de dinâmica que foi desenvolvida por Ricardo, ao implantar o projeto Link:

1ª etapa:

Objetivo: proporcionar reflexão e discussão sobre as tensões do adulto que podem ser transmitidas às crianças. Avaliar o profissional como pessoa, o seu caráter. Desenvolvimento: leitura, análise e discussão de um texto sobre a comunicação das crianças e as estruturas de relação entre elas e os adultos

2ª etapa:

Objetivo: experimentar, na prática, como tais relações podem ocorrer Fundamentação: dinâmica lúdica Desenvolvimento: relação entre "eu" - outro - objeto. Cubos de espuma são postos no meio da sala (objeto = espuma). Em seguida, é pedido aos professores que façam o que quiserem com os objetos, mas evitem se machucar ou machucar os colegas. Aos poucos, após observarem os cubos, as pessoas vão se desinibindo e começam a brincar de jogar os cubos para alguém e receber os objetos de volta. Esta relação de dar e receber é o aquecimento necessário para a comunicação ser estabelecida. Dela, depreendemos as intenções e as perspectivas de cada um em relação aos seus desejos. De repente, as pessoas começam a se agredir, arremessando os cubos umas contra as outras, modificando as suas expressões e posturas (umas riem neurotizadas, outras mordem os lábios). Fechamento: intervenção do coordenador, encaminhando a conclusão da atividade

 

 

3ª etapa:

Objetivo: fazer uma reflexão sobre as próprias ações e sensações. Fundamentação: falar sobre ações e reações observadas. Desenvolvimento: o que falo e escuto do EU. Nesta conversa, Ricardo começa a montar o quebra-cabeça que culmina no encerramento da sessão. Cada fala é a verbalização das sensações do adulto, em suas estratégias relacionais.

4ª etapa:

Objetivo: encerramento Fundamentação: avaliação teórico-prática Desenvolvimento: avaliação de como foi o ano letivo com a intervenção da Psicomotricidade Cada participante faz uma avaliação da sua atuação durante o ano e, também, de como viu o trabalho realizado. Ricardo volta ao texto da introdução e estabelece uma relação entre ele e as sensações vividas e verbalizadas na 3ª etapa. Depois, distribui uma folha de papel e uma caneta hidrocor para cada um. As folhas devem ser coladas nas costas dos participantes, de forma que todos fiquem com uma nas costas. A partir daí, todos são convidados a pôr um elogio na folha de quem desejam. Para finalizar a dinâmica, é feita uma festa de confraternização, na qual todos lêem os elogios que receberam.

A Psicomotricidade a Favor do Educador

Índice edição 17