São mais de vinte os projetos desenvolvidos na Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek, envolvendo todas as séries e cursos técnicos "Conhecendo a Geografia do Rio" Coordenação: Profª Vilma Isabel Objetivos: despertar nos alunos o interesse pelos aspectos geográficos da cidade do Rio de Janeiro, levando-os a ter maior intimidade com as paisagens do Rio; proporcionar-lhes contato direto com aspectos da fauna e da flora dos diferentes habitats da cidade; identificar o processo de formação da cidade, através de monumentos históricos, sítios urbanos em construção, da distribuição da população e da formação da cidade em um processo espontâneo; permitir que os alunos tenham a oportunidade de elaborar seus próprios trabalhos, através de pesquisas e da coleta de fotos e depoimentos. Disciplinas envolvidas: Geografia; História; Educação Artística; Biologia e Sociologia. Desenvolvimento: as atividades são realizadas através da "Maratona Geográfica. Os alunos fazem uma prova de seleção contendo questões sobre conhecimentos gerais e Geografia e participam de atividades práticas, com o uso de fotos, reportagens, mapas e vídeos. Também fazem pesquisa de campo, observando aspectos do relevo, do clima, o litoral, a hidrografia, o sítio urbano, os aspectos históricos e artísticos de diferentes épocas e a distribuição das áreas de atividades econômicas da cidade do Rio de Janeiro. Por fim, acontece a entrega e avaliação dos resultados. "Tempo e Espaço na Construção da Cidade do Rio de Janeiro" Coordenação: Profª Ângela Renata Gonçalves C. de Azevedo Objetivos: fazer com que os alunos tenham conhecimento da história do Rio de Janeiro, vendo como a cidade foi construída, desde o Período Colonial, passando pelo Imperial, até o século XX.
|
Disciplina envolvida: História Desenvolvimento: aulas com recursos audiovisuais; utilização de livros paradidáticos para pesquisa; atividades teóricas e in loco mostrando a essência de cada período histórico e a construção da cidade. "Luz, Cor e Vida" Coordenação: Profª Lúcia Schwager Objetivos: buscar corantes naturais que possam ter utilidade na indústria têxtil; investigar as possíveis conseqüências biológicas do uso indiscriminado de corantes alimentícios; pesquisar os corantes utilizados na indústria de tintas de proteção automotiva e naval; relacionar o fenômeno "cor" com o fenômeno "luz", através da interdisciplinaridade. Disciplinas envolvidas: Química e Física Desenvolvimento: visitas técnicas; pesquisas bibliográficas; coleta de material para experimentação (folhas, flores, etc); realização de experimentos (verificar se o material recolhido produz corantes, testar a resistência dos corantes) no laboratório de Química da escola.
|