A SAÚDE COMEÇA PELA BOCA

Os dentistas alertam que a prevenção é primeiro passo para a manutenção da saúde bucal

Uma "cavidade" no dente, gengivas sangrando, mau hálito e uma dor insuportável. Estes podem ser os primeiros sintomas de problemas dentário causados, na maioria das vezes, pela falta de cuidados com a higiene bucal. Além disto, podem sinalizar danos maiores à saúde, se o dentista não for procurado em tempo hábil. A saúde bucal sempre foi a grande preocupação dos dentistas. São poucas as pessoas que ao procuram para a manutenção de dentes saudáveis, em comparação com a numerosa quantidade das que os visitam para conter processos de destruição dentária. E ninguém melhor que o dentista para informar, à população, os riscos que podem comprometer a saúde bucal e os meios de preveni-los.

A população deve estar ciente: "A cavidade oral, por ser um meio rico em bactérias de diferentes espécies, deve ser sempre mantida em perfeita condição de saúde. Este meio, se não for higienizado adequadamente, pode tornar-se propagador de inúmeras doenças em várias regiões do corpo humano, como um problema de coração se algum tipo de bactéria cair na corrente sangüínea", esclarece a Drª Renata Evangelista. Chagas da Silva.

Dentes que não recebem os cuidados necessários são "portas abertas" para o surgimento de doenças como a cárie, a gengivite, a periodontite e, inclusive, o câncer bucal. Este é o problema de maior gravidade e ocorrência no Brasil, dentre todos os relacionados à saúde bucal. Segundo estatística publicada pelo instituto Nacional do Câncer (INCA) e pelo PRO-ONCO, em 1996, o câncer de boca no homem encontra-se em sexto lugar entre as neoplasias malignas de maior incidência em todos os registros de câncer. Já no sexo feminino, a incidência é bem menor.

O problema de maior incidência a afetar a saúde bucal da população brasileira é, entretanto, a cárie, diretamente relacionada à falta de cuidados com os dentes e aos hábitos alimentares. Daí a Drª Renata enfatizar a importância de cuidados como uma alimentação saudável, a higiene bucal diária, através da escovação e do uso do fio e do creme dental, e a visita freqüente ao dentista. Cárie Dentária

Manifestando-se através de uma "cavidade" nos dentes, a cárie é resultado de distúrbios no equilíbrio entre a substância do dente e o fluido da placa adjacente. Ela se forma através da combinação do açúcar com as bactérias da boca, que resulta na liberação de ácidos que dissolvem o esmalte do dente.

Por isto, para que a bactéria não invada a polpa do dente, atingindo, assim, o nervo, é necessário procurar o dentista. E todo cuidado é pouco, já diz o jargão popular. Até porque, alerta a Drª Renata, "além de causar fortes dores, a cárie pode ser transmitida". Daí ser comum que mães que têm o hábito de soprar o alimento que será dado à criança, para esfriá-lo, ou beijar sua boca em demonstração de carinho, transmitam a doença ao filho.

Doença Periodontal

O processo inflamatório no tecido gengival pode ter início quando a placa bacteriana não é removida através da escovação correta e uso do fio dental. Dá-se, assim, a gengivite. Ela pode ser o primeiro sinal de uma doença gengival. E, se não tratada, pode desencadear um novo problema: a periodontite. "O paciente com periodontite, que corresponde a um estágio mais avançado da doença na gengiva, tem o comprometimento da estrutura que suporta o dente na cavidade oral", esclarece a Drª Renata. Por isto, ao notar qualquer sinal de sangramento ou desconforto, procure rapidamente o dentista que pode diagnosticar uma possível anormalidade.

Câncer bucal

Aliados à falta de cuidados na higienização bucal, o fumo e o álcool são os principais agentes contribuidores para o aparecimento do câncer na boca. Segundo estatísticas do INCA e do PRO-ONCO70% dos portadores desta patologia, em média, são fumantes severos e assíduos consumidores de bebidas alcoólicas. Por isto, a Drª Renata e, praticamente, todos os dentistas aconselham: "O ideal seria não fumar. Mas, se não for possível, é necessário reduzir o número de cigarros diários e manter uma boa higiene bucal".

O câncer bucal mais comum é o carcinoma epidermóide. Os sintomas que indicam este tipo e outros de câncer na boca são o aparecimento de manchas brancas, avermelhadas ou, eventualmente, escuras, e o surgimento de feridas nos lábios, principalmente no inferior, ou na boca, incapazes de cicatrizar no espaço de tempo de 7 a 14 dias.

Por isto, notando um desses sintomas, a pessoa deve procurar um cirurgião-dentista especializado na área de Estomatologia, que melhor diagnosticará a provável patologia e indicará o tratamento adequado ao paciente. É importante lembrar que estes aspectos clínicos não traduzem, obrigatoriamente, o câncer, pois outras doenças podem se manifestar através das mesmas características.


Dor de dente: Evite-a cuidando da Saúde Bucal

Índice edição 14