DOR DE DENTE: EVITE-A CUIDANDO DA SAÚDE BUCAL

Não é necessário alarmar-se diante da variedade de problemas que podem surgir nos dentes indevidamente. Basta adotar uma postura preventiva para evitar os males. Seguem algumas recomendações dos dentistas:

Dieta Alimentar

Alimentação saudável é a primeira medida preventiva a ser adotada para garantir dentes saudáveis e bonitos. O ideal é evitar a ingestão excessiva de açúcar. É preciso entender que a sacarose é um dos maiores vilões que ameaçam os dentes. A freqüente ingestão de alimentos açucarados entre as refeições, como balas, chocolates, biscoitos e refrigerantes, determina o risco de cárie a que a pessoa está sujeita. E alerta a Drª Renata: Evitar o café açucarado em doses excessivas durante o dia e os carboidratos fora dos horários das principais refeições é, também, necessário. São fortes fatores que contribuem para o surgimento da cárie".

Escovação

A escovação dos dentes foi, durante algum tempo, um dos componentes básicos dos programas de prevenção contra cáries. E, graças a ações semelhantes, cerca de 90% dos indivíduos que vivem nos países ocidentais escovam os dentes, hoje, mais ou menos regularmente. Feita corretamente, a escovação desempenha um papel importantíssimo na remoção da placa bacteriana. Mas, segundo a Drª Jussara Tatagiba, esta prática dever ser realizada sempre após as refeições. Jussara especifica como deve ser a escova de dentes: "É fundamental que tenha cerdas macias, cabeça de tamanho médio, cabo reto, três fileiras de cerdas e pontas arredondadas". A título de curiosidade, ela acrescenta: "A escolha de escovas com cabeça transparente é mais recomendável, pois permitem a passagem da luz, acumulando menos bactéricas. É fundamental, também, a troca freqüente da escova", aconselha a Drª Jussara.

Para realizar uma escovação correta é necessário seguir alguns passos:

1. Deixe as cerdas da escova formarem um ângulo de 45º com a união entre a gengiva e o dente.

2. Na arcada superior, movimente a escova de cima para baixo, deslizando-a em direção à superfície de mastigação.

3. Na arcada inferior, o procedimento é o mesmo, mas o movimento deve ser feito de baixo para cima.

4. Na região interna dos dentes anteriores, a escova deve ser posicionada verticalmente e devem-se realizar movimentos de vai-e-vem.

5. Na superfície de mastigação, faça movimentos de vai-e-vem (para frente e para trás), com a escova, sobre os dentes superiores e inferiores.

Fio e Creme Dental

O fio dental é imprescindível para a complementação da escovação. Auxilia a remover a placa bacteriana, principal agente provocador da cárie e da doença periodontal. Já a pasta de dente, para dar resultado, deve conter sempre flúor, pois este componente ajuda a remineralizar o dente que sofreu a ação do ácido. Mas a Drª Renata alerta: "o uso de pastas de dentes medicinais só deve ser feito por indicação do dentista".

Auto-exame

Este método é muito importante para o diagnóstico precoce do câncer bucal. Veja o que fazer:

1. Posicione-se frente ao espelho;

2. Examine todo o rosto;

3. Depois, examine os lábios superior e inferior;

4. Abra a boca e, utilizando o dedo indicador, afaste as bochechas para melhor visualização;

5. Coloque a língua para fora e examine a parte de cima e os lados;

6. Examine embaixo da língua (o assoalho da boca);

7. Examine o palato duro/mole(céu da boca) e a úvula (campainha);

8. Observando qualquer anomalia, tocar com os dedos indicador e polegar de um das mãos, para sentir se é dura, mole ou provoca dor;

9. Em caso positivo, procure imediatamente seu cirurgião-dentista para que ele identifique o problema.

Dr. Renata Evangelista Chagas da Silva Tel. (0xx21) 220-9479
Dr. JussaraTatagiba Tel. (0xx21)620-3824

 

A Saúde Começa pela Boca

Índice edição 14