Uma Escola Diferente
Centro Comunitário Educacional muda a vida de crianças e adolescente da zona rural

Evitar que a precariedade do município leve crianças, cada vez mais cedo, a abandonarem a possibilidade de estudar para trabalharem em troca de um salário que aumente a renda familiar. Esta é a filosofia da Fundação Centro Comunitário Jorge Antônio Raeder. Criada em 1993, para atender às crianças e adolescentes carentes da zona rural de Papucaia, no Município de Cachoeiras de Macacu, a fundação oferece-lhes educação de qualidade, alimentação balanceada e atendimento odontológico, além de ensinar a alunos e funcionários que amor e respeito ao próximo são as bases para o crescimento da comunidade local.

Atendendo 190 crianças de 2 a 18 anos, em período integral, da Educação Infantil ao Ensino Médio, a fundação tem propostas educativas e pedagógicas que visam ao desenvolvimento das habilidades dos estudantes através de uma educação condizente com a realidade e as necessidades de uma comunidade rural. Aliam-se a elas a preparação do educando para o exercício da cidadania, a orientação para o trabalho e o desenvolvimento de valores essenciais ao convívio social. Por isto, uma queijaria, um centro multimídia, uma biblioteca, uma sala de vídeo, aulas de xadrez, teatro e um moderno sistema de aplicação dos conteúdos curriculares fazem parte das inovações do projeto político- pedagógico do centro comunitário. Mas a maior preocupação dos 22 funcionários envolvidos no Centro Comunitário é assegurar o futuro dos estudantes. Segundo Leandro Antônio Raeder, fundador e um dos mantenedores do Centro Comunitário, um dos projetos prioritários da fundação para o futuro é implementar uma reforma curricular que atenda os alunos do Ensino Médio, oferecendo-lhes, nos últimos anos de curso, uma formação técnica adequada às necessidades da região. "A inclusão de cursos de Agropecuária vai proporcionar, à grande maioria dos jovens, o ingresso no mercado de trabalho. E, para formá-los bem, iremos buscar não só professores e profissionais para as aulas, mas, também, convênios com os grandes criadores e plantadores de Cachoeiras de Macacu. Assim, estaremos criando oportunidades que hoje, não existem e evitando que os jovens deixem o município para procurar emprego no Rio ou em Niterói ", garante ele.

Propostas de Qualidade

Aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. Estes quatro pilares destacados pela UNESCO resumem a prática diária de professores, alunos e funcionários da Fundação Jorge Antônio Raeder. Quem garante é sua diretora-geral, Josinete Matos Pereira, a tia Josi. Afinal, segundo ela, a escola é um local de constante diálogo e convívio com as diferenças, a, transforma seus estudantes em protagonistas do processo de aprendizagem e motivando-os a terem autonomia intelectual.

Para tanto, os conteúdos a serem ministrados são organizados em estudos projetos interdiciplinares que fazem com que alunos e professores aprendam a ouvir, dialogar, ajudar, pedir ajuda, criticar e trabalhar em grupo, de maneira cooperativa. novas propostas curriculares são aplicadas na escola. A coordenadora pedagógica Áurea Maria Fernandes conta que as aulas sempre motivam os alunos porque são ricas em elementos criativos. "Como os pais não arcam com nenhum tipo de ônus, utilizamos o máximo de criatividade para montar nossas aulas. Não adotamos livros didáticos em sala de aula. Eles ficam, sempre, na biblioteca, para consulta dos alunos. Lançamos mão de sucata, jornais, revistas, tampinhas de refrigerante, Escala de Cuisinaire, xadrez e softwares para planejar uma aula. Tudo que estimule a criatividade é bem-vindo para os professores".

No que depender da solidariedade existente no centro comunitário, o sucesso educacional dos alunos estará garantido. A filosofia da diretora, de coordenadores e de funcionários da fundação é ter conhecimento profundo sobre cada aluno e sua família, para melhor ajudá-lo. Por isto, a diretora Josinete Matos Pereira estimula os professores a visitarem os alunos, tomarem contato com a realidade destes e, assim, entenderem melhor as necessidades e aptidões dos estudantes. E, graças a uma proposta do projeto político pedagógico da fundação, este trabalho conta com mais um suporte, a realização de cursos sobre psicologia infantil e distúrbios de comportamento. Isto vai garantir aos professores maior segurança no exercício da ação pedagógica junto a seus alunos.

Para melhor integrar todos aqueles que convivem na fundação, foram afixados, em murais, salas de aula, no refeitório e nas demais dependências da instituição, frases e palavras-chave com os valores destacados na proposta pedagógica do centro comunitário. "Aquilo que aprendemos a fazer aprendemos fazendo" e " A melhor maneira de fazer tudo é fazer com amor". São lições espalhadas pelo lugar e estímulos para que se vença o desafio diário de fazer de cada um responsável pela fundação.

O resultado não poderia ser melhor. "Não temos problemas com as crianças. Quando uma delas suja uma parede, limpa na mesma hora. Ela sabe que responsabilidade é base fundamental para que a fundação continue a existir e todas estão de acordo", conclui Josinete.

Fundação João Henrique Raeder
849-5010 / 253-6398/
622-1403 / 616-1881
Pager 460-1010 cód.: 5320856


Seis Anos de Sucesso

Índice edição 14