Programas Pedagógicos

São quatros os programas pedagógicos apresentados, ou as seções educativas:

1) "O Príncipe sem Nome"

A história fala de um menino que vivia em um mundo bem distante da Terra e suas aventuras ao aceitar o convite de um garoto esperto e conhecedor da Astronomia, para fazer uma fantástica viagem pelo espaço, até o Planeta Terra, a bordo de uma nave espacial.
Contada para crianças da Educação Infantil (E.I) e do C.A., a narrativa lhes ensina noções básicas da Astronomia, como as de dia e noite, estrelas, constelações, cometas, características dos planetas e do Sol e fases da lua.

2) "Nordon e Shalissa, um Encontro Cósmico"

Nordoon e Shalissa são os personagens principais desta história voltada para alunos do primário (de 1ª a 4ª série). As duas crianças resolvem fazer uma viagem espacial para confirmarem se a Terra gira ao redor do Sol, como é dito nos livros didáticos.
Temas diversos, como corpos celestes e sua influência na vida dos seres humanos, importância da preservação ambiental e cuidados necessários para manter a harmonia da natureza, são abordados nesta história.

2) "O Planeta Azul" %

Em algum momento do futuro distante, num planeta desconhecido é posto em prática um projeto espacial altamente secreto. Seu objetivo é investigar a origem dos sistemas planetários. Para a missão, é escolhida uma cientista que é atraída por uma fantástica revelação.
Esta história é contada aos alunos que cursam a 5ª e a 6ª séries e tem o objetivo de ensiná-los como se dá a formação das estrelas e dos planetas, quais são suas características, o que são asteróides, meteoritos, cometas e nebulosas solares.

3) "Voyager, Mensageiros para as Estrelas":

Noções gerais de Astronomia, como a origem do universo, a formação das galáxias, o nascimento, a vida e a morte das estrelas e as distâncias inimagináveis entre os astros, são apresentadas, de forma clara e objetiva, aos grupos escolares de 7ª e 8ª séries do 2º grau.
Nesta história, os alunos tem a oportunidade de "viajar" junto com as naves Vickings e Voyagers em suas expedições pelo sistema solar. Como se estivessem dentro das naves espaciais, eles passam a conhecer as características de cada um dos astros que formam o sistema solar.

Estes programas vêm despertando nos estudantes a vontade de ampliarem seus conhecimentos. Ao final de cada seção, os grupos ficam ansiosos por esclarecerem dúvidas e obterem maiores informações a respeito da Astronomia, com os astrônomos da Fundação. "Como as crianças, hoje em dia, têm acesso livre às informações, suas dúvidas giram em torno de assuntos que viram nos jornais e nos livros. É sobre o meteoro que passou pela Terra, o planeta recentemente descoberto, as estações do ano, as fases da lua, o eclipse, entre outros temas.", esclarece Cherman.

A Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro e o Espaço Museu do Universo estão abertos ao público nos finais de semana. As escolas que desejarem agendar visitas e participar da programação educativa devem, no entanto, ligar para o setor de divulgação da Fundação a fim de reservarem dia e hora para o passeio.

Página Principal