Como as Escolas Podem Dispor do Espaço

A Fundação recebe a visita de inúmeras escolas, que aproveitam o espaço como reforço complementar às aulas. "A Astronomia é uma ciência que desperta a curiosidade das pessoas e está diretamente ligada a conteúdos elementares de Matemática, Física, Geografia e História. Então, usar a estrutura educacional oferecida pela Fundação se torna fundamental. E o aluno aprende se divertindo", constata Alexandre Cherman, astrônomo formado pela UFRJ, única faculdade de Astronomia da América Latina.

O Planetário do Rio de Janeiro também se destaca entre outros no Brasil por ser o único a ter uma equipe de astrônomos que planeja e acompanha todas as atividades educacionais ali realizadas. "Os outros planetários são coordenados por técnicos na área, os chamados planetaristas", informa Cherman. Já no planetário, cada turma que visita o espaço recebe um programação específica sobre a Astronomia, com conteúdos que variam de acordo com a série escolar .

Os programas educativos, criados sempre atrelados a histórias, para facilitar sua compreensão, são transmitidos dentro da cúpula Carl Zeiss. Ali as crianças se sentam em cadeiras reclináveis e, como se estivessem de fato olhando para o céu, ouvem as narrativas e observam as imagens projetadas pelo Universarium.

 

Página Principal
Programas Pedagógicos

 

Fundação Planetário
Tel.: 274-0096, ramal 223
(Falar com Tamara)