

Revista Appai Educar
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pecífica para o ramo em que leciona (Pedagogia,
para os anos iniciais do Ensino Fundamental, ou
licenciatura nas diversas áreas, para os anos
finais do Ensino fundamental e para o Médio) e
seja concursado. O oferecimento de alfabetiza-
ção para jovens e adultos fora dos sistemas de
ensino não costuma exigir a titulação, embora
boa parte dos educadores já seja formada ou
esteja em processo de conclusão de seu curso.
Atualmente, os currículos de graduação
(Pedagogia e demais licenciaturas) já apre-
sentam em sua grade disciplinas específicas
sobre Educação de Jovens e Adultos, embora
nem sempre elas sejam obrigatórias. Também
há cursos de pós-graduação
lato sensu
oferecidos
por universidades públicas e privadas para especialização
em EJA, geralmente para aqueles que já atuam na área.
Além disso, os educadores devem receber nas escolas, nas
coordenadorias ou nas secretarias de educação formação
continuada/permanente para atuação na área.
regular para crianças e tentando atingir a demanda de
escolarização da população. Fora dos sistemas, temos a
presença de cursos de alfabetização para jovens e adultos,
oferecidos por instituições não governamentais, igrejas e
associações, em parceria ou não com o governo federal.
A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais da EJA,
cada sistema tem autonomia para elaborar orientações
próprias, não repetindo o programa do ensino regular, mas
criando um currículo próprio para a modalidade. Da mesma
maneira, foi incluída no Programa Nacional do Livro Didático
(PNLD-EJA), que seleciona materiais voltados para esse
segmento de ensino. Ainda que não seja oferecida com a
mesma duração da escola regular, seu currículo não é de
qualidade inferior, apenas registrando algumas diferenças,
uma vez que é adequado às necessidades de aprendizagens
dos sujeitos jovens e adultos. Além disso, objetiva atingir
as três funções da EJA: reparadora (recupera-
ção de um direito negado a alguns sujeitos,
necessidade de oferta), equalizadora (ga-
rantindo condições de permanência na escola
e aprendizagem a todos) e qualificadora (promovendo a
continuação dos estudos e a construção de conhecimentos
após a escolarização). Observou-se, nos últimos anos, a
presença de muitos universitários que foram estudantes
dessa modalidade e conseguiram prosseguir com os estu-
dos. De acordo com o Censo Escolar 2014, a Educação de
Jovens e Adultos atende a 3,5 milhões de alunos, dos quais
cerca de 25% estão matriculados nas classes de alfabeti-
zação. A faixa etária média é de 25 anos no Ensino
Fundamental e 28 no Ensino Médio, de acordo
com dados do Censo Escolar 2012.
Mas e você, professor, já pensou em tra-
balhar com EJA? Para ingressar nesta área é
necessário que o docente tenha formação es-