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Revista Appai Educar

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pecífica para o ramo em que leciona (Pedagogia,

para os anos iniciais do Ensino Fundamental, ou

licenciatura nas diversas áreas, para os anos

finais do Ensino fundamental e para o Médio) e

seja concursado. O oferecimento de alfabetiza-

ção para jovens e adultos fora dos sistemas de

ensino não costuma exigir a titulação, embora

boa parte dos educadores já seja formada ou

esteja em processo de conclusão de seu curso.

Atualmente, os currículos de graduação

(Pedagogia e demais licenciaturas) já apre-

sentam em sua grade disciplinas específicas

sobre Educação de Jovens e Adultos, embora

nem sempre elas sejam obrigatórias. Também

há cursos de pós-graduação

lato sensu

oferecidos

por universidades públicas e privadas para especialização

em EJA, geralmente para aqueles que já atuam na área.

Além disso, os educadores devem receber nas escolas, nas

coordenadorias ou nas secretarias de educação formação

continuada/permanente para atuação na área.

regular para crianças e tentando atingir a demanda de

escolarização da população. Fora dos sistemas, temos a

presença de cursos de alfabetização para jovens e adultos,

oferecidos por instituições não governamentais, igrejas e

associações, em parceria ou não com o governo federal.

A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais da EJA,

cada sistema tem autonomia para elaborar orientações

próprias, não repetindo o programa do ensino regular, mas

criando um currículo próprio para a modalidade. Da mesma

maneira, foi incluída no Programa Nacional do Livro Didático

(PNLD-EJA), que seleciona materiais voltados para esse

segmento de ensino. Ainda que não seja oferecida com a

mesma duração da escola regular, seu currículo não é de

qualidade inferior, apenas registrando algumas diferenças,

uma vez que é adequado às necessidades de aprendizagens

dos sujeitos jovens e adultos. Além disso, objetiva atingir

as três funções da EJA: reparadora (recupera-

ção de um direito negado a alguns sujeitos,

necessidade de oferta), equalizadora (ga-

rantindo condições de permanência na escola

e aprendizagem a todos) e qualificadora (promovendo a

continuação dos estudos e a construção de conhecimentos

após a escolarização). Observou-se, nos últimos anos, a

presença de muitos universitários que foram estudantes

dessa modalidade e conseguiram prosseguir com os estu-

dos. De acordo com o Censo Escolar 2014, a Educação de

Jovens e Adultos atende a 3,5 milhões de alunos, dos quais

cerca de 25% estão matriculados nas classes de alfabeti-

zação. A faixa etária média é de 25 anos no Ensino

Fundamental e 28 no Ensino Médio, de acordo

com dados do Censo Escolar 2012.

Mas e você, professor, já pensou em tra-

balhar com EJA? Para ingressar nesta área é

necessário que o docente tenha formação es-