E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 162

5 E-book Revista Appai Educar Felipe Perdigão complementa afirmando que a inovação pedagógica consiste na promoção de práticas disruptivas que conduzem a metodologias de ensino e aprendizagem atreladas à promoção da ressignificação da relação entre professor e aluno. Nesse sentido, o docente assume características de mediação e tutoria, oportunizando aos estudantes a prática da autonomia e da investigação científica. “Na contemporaneidade, é relevante compreender que, para o enfrentamento dos desafios do cotidiano, se torna relevante potencializar habilidades que forneçam aos estudantes a capacidade de não só compreenderem um fenômeno do real, mas também de operarem com possíveis soluções para a resolução de problemas que são cada vez mais complexos”, explica. Desafios na inovação Um outro ponto presente no mundo das inovações são as dificuldades enfrentadas pelos educadores na tentativa de erros e acertos, a fim de estimular o pensamento criativo dos alunos em sala de aula com projeção para a vida real. A professora Paty Fonte assegura que alguns desses desafios incluem a falta de recursos adequados para atividades criativas, aliada à pressão por resultados em testes padronizados, a resistência institucional à mudança, o tamanho das turmas e a diversidade de habilidades e interesses dos alunos. “Além disso, muitos educadores também se veem diante da necessidade de desenvolver habilidades criativas em si mesmos para poderem estimular esse tipo de pensamento nos estudantes. A criatividade requer um ambiente de aprendizagem aberto, que encoraje a experimentação, o erro e a descoberta, o que nem sempre é fácil de alcançar dentro das estruturas tradicionais das escolas”, frisa. Quando o assunto é desafio, Jonathan Aguiar conta que, ao questionar os alunos sobre seus interesses de aprendizagem, observou que suas respostas estavam limitadas aos temas tradicionais, como história, geografia, matemática e ci-

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