REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 154

que envolveram criatividade, organização, atenção, respeito e comprometimento. Uma delas ajudou até no problema de evasão escolar, porque os alunos não queriam deixar de ir às aulas, já que se faltassem não receberiam o pacote de figurinhas para completar o álbum. A educadora conta que todos ficarammuito entusiasmados e envolvidos com o projeto. “Até mesmo as professoras das disciplinas de artes, inglês e educação física participaram. O projeto pode e deve ser replicado, pois os seus impactos consistem em compreender e valorizar todos os sujeitos do processo educacional”, pontua Andressa. A iniciativa, que consistiu sobre as habilidades propostas na BNCC em consonância com o PPP da escola, teve como objetivo principal o aprendizado e trazer os alunos para a atualidade commais entusiasmo, para que aprendam com diversão e regras preestabelecidas. Além de completar o álbum de figurinhas no prazo combinado, os alunos precisavam ter atenção, cuidado e organização no manuseio do material, além de perceberem informações como os dados que cada uma fornece, incluindo o peso, altura, nome, data de nascimento de todos da turma, entre outros elementos. “A iniciativa também foi importante para que os estudantes entendessem que deve haver o respeito entre todos ao negociarem a troca das figurinhas, evitando faltas. Além disso, a importância de cada um se perceber como um ser único e que faz parte de todo o processo”, destaca Andressa.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=