REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 154

car. Segundo ele, o docente precisa se colocar numa posição emque, por vezes, tem que ser omediador de práticas para que os alunos sejam os verdadeiros protagonistas no processo de aprendizagem. “E isso pode ser desafiador por vários aspectos, uma vez emque os educadores precisam renunciar a vícios, repensar suas práticas. Eu posso ter mais casos de indisciplina? Posso. Eu posso ter derrapadas comportamentais na confusão sobre a liberdade que o aluno pode e deve ter nas atividades? Sim. E isso tambémexige formação de professores”, sinaliza Vicente Delorme, enfatizando que no Colégio PH existe umprograma de formação desenvolvido há alguns anos emque são preparados professores para lidar não só comas recentes tecnologias, metodologias e linguagens, mas tambémcomos novos desafios que eles vão ter dentro de sala de aula. “E a partir domomento em que a gente, como escola, se propõe a usar metodologias ativas, temque preparar a

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=