REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 154

“Tarefa aparentemente difícil, não é mesmo? Todavia, afirmo não ser impossível. Mas, para que tenhamos uma melhor compreensão em relação à prática docente, acredito ser importante que reflitamos juntos aqui sobre alguns pontos. Vamos começar pelo conhecimento da disciplina ministrada, algo que de modo geral é comum para esse educador, tanto pela prática do dia a dia escolar, como por conta da apropriação dos conteúdos, uma vez que é fácil encontrar alguém que leciona, por exemplo, na Educação Infantil e que permanece no segmento por anos, ou até se aposentar, sendo válida a mesma realidade para os demais níveis”, adverte a educadora. O professor de Geografia das redes estadual e privada e vencedor do prêmio destaque Iguaçuano na categoria Educação, Leandro Silvio, aponta outro desafio encontrado: a presença tecnológica no ambiente escolar. “Uma enorme distração para os alunos e ao mesmo tempo uma problemática para que os docentes utilizem inovações tecnológicas, seja por falta de estrutura ou de conhecimento. Além disso, a geração atual precisou acessar novas metodologias de ensino, de maneira remota, inseridas de forma radical e sem preparo. Antes da pandemia já era observa-

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=