E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 153

8 E-book Revista Appai Educar Por fim, vale acrescentar que os trabalhos orais também permitem que os alunos desenvolvam a confiança em si mesmos e em suas habilidades de comunicação oral, lembra a discente. “Quando os estudantes recebem oportunidade de se expressar verbalmente em público, eles têm a chance de experimentar, testar e aprimorar suas habilidades de acordo com as experiências e o feedback recebidos. A partir disso, eles podem desenvolver cada vez mais a segurança e a autoconfiança para se comunicar oralmente em diversas situações e contextos da vida contemporânea”. Fernanda Lessa pontua que a estratégia pedagógica mais adequada que precisa ser aplicada continuamente pelos professores em suas salas de aula é o efetivo uso da oralidade, um dos eixos do componente curricular de Língua Portuguesa. “Esse item abarca as práticas de linguagem que ocorrem em contexto oral, seja por uma entrevista, uma declamação de poema, a leitura de uma lenda, uma mensagem gravada pelo WhatsApp, um júri simulado, um jogral, uma peça teatral, um debate acerca de uma notícia ou de um evento escolar. São inúmeros gêneros que permitem explorarmos a oralidade do alunado, que normalmente só é levado a trabalhar o eixo da escrita. Precisamos dar voz e vez aos estudantes, que muito têm a nos dizer e que acabam por ficar apenas ouvindo textos sem ter a vivência de um debate construído em sala sobre um assunto em que eles possam opinar”, explica.

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