E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 153

9 E-book Revista Appai Educar Educação midiática Em um momento em que a educação midiática está sendo tema de diversos debates, como trabalhar a oralidade dos alunos fora da tela e dos áudios dos apps? Essa é uma das muitas questões que merecem total atenção de pais, alunos e professores. Embora os aplicativos digitais e as telas possam ser ferramentas úteis para a comunicação oral, é preciso lembrar que esta acontece em diversos contextos do dia a dia, como conversas pessoais, apresentações, discussões em grupo e outros tipos de interação social. Por isso, é importante que os professores incentivem e criem oportunidades para que os estudantes pratiquem a comunicação oral fora dos ambientes digitais, frisa Mônica Tavares. “Uma maneira eficaz de estimular a comunicação oral dos alunos fora das telas e aplicativos é por meio de atividades que envolvam o intercâmbio social, que podem incluir jogos de fala, dramatizações, apresentações, debates e outras formas de interação que estimulem a comunicação oral dos alunos. Outra maneira de trabalhar a oralidade fora das telas é por meio da literatura. A leitura em voz alta de textos literários pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades de expressão verbal, além de contribuir para o seu desenvolvimento cognitivo e emocional”, argumenta.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=